EM MINHA VIDA NÃO CABE ESTAGNAÇÃO. GOSTO DE COISAS NOVAS, TRANSFORMAÇÕES E MUDAR DE IDÉIA.

... Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente! Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE! (Clarice Lispector)









Buscando melhorar sempre

Buscando melhorar sempre

FILMES ESPÍRITAS E ESPIRITUALISTAS

Foi lançado o trailer oficial do filme Nosso Lar, baseado em uma das obras mediúnicas mais lidas no mundo: Nosso Lar, psicografia de Chico Xavier. O longa-metragem tem apoio da Federação Espírita Brasileira, conta com atores de renome nacional como Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Gourlart e Renato Prieto como André Luiz. Seu lançamento está marcado para Setembro/2010
(Vamos aguardar) Junho/2010

*******************************************************************


CHICO XAVIER - O FILME
Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

Abril/2010


AS CARTAS DE CHICO XAVIER E OUTRAS HISTÓRIAS
Fatos que a ciência não explica, mas que não há como negar que existem três historias contadas a partir de fieis reconstituições produzidas com o auxilio de efeitos especiais e interpretadas por atores de peso. Tudo com a força dos depoimentos de quem as viveu, sob a luz do Espiritismo e o nome de Chico Xavier.
Espírita.


BEZERRA DE MENEZES - O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO
No dia 29 de agosto de 2008 estreou nos cinemas brasileiros o filme "Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito". O filme é um longa-metragem cearense, realizado com avançada tecnologia digital e finalizado em 35 mm, e procura fazer uma reconstituição fiel do século XIX, ora no Ceará, ora no Rio de Janeiro.
O ator Carlos Vereza interpretou o Dr. Bezerra de Menezes, que nasceu em Riacho do Sangue, no Ceará, em 1831. Com dezoito anos, veio para o Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos de Medicina, tornou-se abolicionista e elegeu-se vereador e deputado, várias vezes.


Suas grandes marcas de vida foram o amor ao próximo e a caridade para com todos. Foi um notável político humanitário e um médico incapaz de negar socorro a alguém! Sua vida foi uma espécie de ficha de serviço completamente dedicada a servir ao seu semelhante, à pátria e a Deus. 
O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não
em como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida". Bezerra de Menezes. 
Espírita.


JOELMA, 23º ANDAR
Primeiro filme espírita. Retrata a tragédia ocorrida com o incêndio do Edifício Joelma. Foi baseado em mensagens de um livro psicografado por Francisco Cândido Xavier, cujo título é Somos Seis. Utilizando arquivos do incêndio, procura contar a história de Volquimar, que tem premonições sobre a morte prematura e o incêndio no Andraus (em 23 de fevereiro de 1972) e está no Joelma no dia 1º de fevereiro de 1974, quando aconteceu o incêndio nesse prédio. Depois de sua morte, ela se comunica com a família através do médium, que aparece em algumas cenas. A temática desenvolvida pelo enredo é de origem espírita, apresentando Ensinos Espíritas sobre Imortalidade, Reencarnação, Influência dos Espíritos no nosso dia-a-dia, a Importância da Lei de Causa e Efeito na vida humana.
Espírita.


OS ÓRFÃOS 
Filme espírita, conta a história de Carolina, órfã do pai, João, aos 4 anos de idade. Ela é encaminhada para um Orfanato e lá permanece até os 18 anos.
Passados 15 anos de sua desencarnação, João se aprimora no Mundo Espiritual, estuda e obtém permissão para vir ajudar alguns espíritas em Reuniões Mediúnicas.
Enquanto isso, Carolina passa por situações de sofrimento, mas João e sua Protetora Helena, ajudam-na, sempre que possível. Novos episódios difíceis surgem na vida dela.
O final da história é surpreendente.
Espírita.
********************************************************************************

MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
A reencarnação é o tema deste filme interessante e atual. Inspirado em fatos verídicos, mostra o cotidiano de Jenny Cockell, nascida em 1953 e que, em 1990, vê-se atormentada por visões de sua última encarnação.


PASSAGEIROS
Passageiros" é a história de um avião que sofre uma queda da qual somente cinco passageiros saem com vida. Depois do acidente, uma psicóloga, Claire Summers (Anne Hathaway), é contratada para tratar os traumas causados pelo acidente nos sobreviventes. Ao longo das consultas seus pacientes vão sumindo, um de cada vez. Além disso, um funcionário da empresa aeronáutica alega que o acidente foi causado por uma falha do piloto, enquanto alguns sobreviventes afirmam ter visto uma explosão a bordo. Todos esses acontecimentos levam Claire a acreditar que a empresa tem ligação com os desaparecimentos.


Claire, por sinal, se envolve com um de seus pacientes, Eric (Patrick Wilson). A psicóloga não se mostra capaz de disfarçar seus problemas pessoais diante dele e é mais “analisada” por ele do que o contrário – além de ter seu comportamento pessoal influenciado pelas conversas dos dois (são conversas porque ele se nega a ser um paciente). A moça é PHD em psicologia com muito estudo e pouca prática na bagagem.
Espiritualista


DISTANTE PARA SEMPRE
É um dos filmes mais fiéis à temática espírita, contando a história real de Julian, um garotinho de 7 anos que sabe que vai morrer de leucemia. Vê Espíritos que o preparam para
a desencarnação e ao mesmo tempo consola os que vão ficar, principalmente a mãe. Após um coma profundo, o garotinho tem uma morte clínica e vai até a Espiritualidade. Volta ao corpo e desde então procura tranqüilizar os familiares, médicos e amigos, encarando a morte com naturalidade, argumentando que ela não dói. É como trocar de roupa.
Há um encontro com o avô no Mundo Espiritual; com a menininha do hospital, que desencarna antes dele, e volta do espaço para dizer-lhe que o espera como "sua namoradinha do outro lado". É difícil não se emocionar.
No final de sua existência, muito enfermo, Julian promete à mãe que reencarnará: "Mãe, algum dia eu voltarei. Nascerei na Espanha (onde residia seu pai, separado da esposa) e serei um garoto saudável. Você vai me reconhecer quando me ver."
Espiritualista.


JOANA D'ARC
Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a faz se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá à Inglaterra. Porém, os dois reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, tendo, no entanto, poucos meses de idade. Carlos (John Malkovich), o Delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição, os soberanos franceses são coroados. Os ingleses dominam a região, e isto se torna um problema.


É nesse momento que surge Joana: além de se intitular a Donzela de Lorraine, ela possuía uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o Delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims. Ele é, finalmente, coroado Carlos VII. Para ele os problemas tinham acabado, mas para Joana seria o início do seu fim.
Espiritualista.


STIGMATA 
Um grupo de padres trabalhava na tradução de Manuscritos do Evangelho do Apóstolo Tomé, encontrado em Nag Hammad, 1945. A pressão da Igreja Romana sobre os tradutores acabou dividindo o grupo. Com isso, cada sacerdote sabia apenas algumas partes do texto original. A ação do filme começa com a morte de um desses padres, provocada já por sua vida angustiante de ter a posse de parte da Tradução feita, um verdadeiro tesouro para a Humanidade. Nela estão as palavras de Jesus ditas ao Apóstolo Tomé, e que a Igreja teima, obsessivamente, em esconder do mundo: " O Verdadeiro templo de Deus não é o feito de pedras e nem de madeira. O verdadeiro templo de Deus está dentro de cada pessoa".
O contato com o texto, a pressão de mantê-lo escondido para que não fosse destruído e seu sofrimento, associado à sua fé, provocaram no Padre Almeida o desenvolvimento de stigmas (fenômeno que consiste em sangramentos súbitos na cabeça, nas mãos e nos pés da
pessoa, nos mesmos locais em que Jesus foi ferido, no Calvário).


Belo Quinto, uma fictícia cidade no sudeste do Brasil, recebe a visita do padre Andrew Kiernan (Gabriel Byrne), mandado pelo Vaticano para investigar, na igreja local, o caso de uma estátua que está vertendo lágrimas de sangue. Essas lágrimas começaram no dia em que o padre Paulo Almeida, o responsável pela igreja, morreu. Enquanto Kiernan fotografava a estátua, um garoto furta um rosário que estava junto do corpo do falecido padre e vende-o para uma turista. Ela, por sua vez, envia-o de presente para sua filha Frankie Paige (Patricia Arquette), que é cabeleireira em Nova York.
Em pouco tempo, Frankie passa a ser vítima de estigmas, chagas idênticas às de Cristo, e é Andrew Kiernan o encarregado de investigar esse fenômeno, também. Inicialmente, Kiernan descarta a possibilidade dos estigmas, pois todos os estigmatas são pessoas consideradas bastante religiosas e Frankie Paige não acredita em Deus. Mas Kiernan vê o suficiente para quebrar os padrões estabelecidos pelo Vaticano, e acredita que se ele não fizer nada, Frankie pode morrer. Gradativamente, ele passa a suspeitar que seu superior, o cardeal Daniel Houseman (Jonathan Pryce), não quer que toda a verdade venha à tona. Suspense e muita ação formam o pano de fundo para todo um processo histórico, atual, de busca dos verdadeiros manuscritos do Evangelho do Senhor.
Espiritualista.


AMOR ALÉM DA VIDA
O drama é centrado no pediatra Dr. Chris Nielsen, cujos filhos, ainda crianças, faleceram num acidente automobilístico. Passados quatro anos, ele também morre num acidente, deixando inconsolável a esposa Annie. Desligado do corpo físico, Chris tenta reanimar a esposa, transmitindo-lhe a mensagem da Imortalidade através de intuição e mesmo pela psicografia, quando consegue fazer com que ela mesma escreva o curto recado:


"Eu ainda existo!". Mas, sem compreensão da realidade da Vida Espiritual, Annie não assimila
as suas mensagens e continua dominada pela depressão. Chris é enviado para o Céu, encontrando uma região deslumbrante e multicolorida, com alguns locais lembrando as telas de sua mulher.


Após algum tempo, Chris é informado de que sua esposa cometeu suicídio e está localizada no Inferno, sem condição de jamais deixar esse lugar de sofrimento. Porém, contrariando todas as orientações e conselhos recebidos, ele decide empreender uma longa e imprevisível viagem de barco, através da volitação, auxiliado pelo velho guia Tracker, com a determinação de salvá-la dos tormentos infernais, contando com a força de seu imenso amor. Seria quase impossível localizá-la, mas afirmava: "Posso encontrá-la porque sou sua alma gêmea".
Apesar de várias fantasias, que destoam dos princípios espíritas, o filme apresenta muitos pontos positivos, como a Sobrevivência da Alma, a possibilidade de Comunicação (telepatia e psicografia), o poder do Amor, a Existências de Planos Espirituais felizes e infelizes, a Ideoplastia (o poder mental sobre a matéria do Mundo Espiritual, embora não ocorra exatamente como é mostrado) e duas reencarnações bem planejadas.
Espiritualista


FERNÃO CAPELO GAIVOTA
Filme sem atores, com roteiro escrito por Richard Bach, autor do livro homônimo. A história narra, com imensa sensibilidade, as peripécias de uma Gaivota, em busca de um objetivo que, afinal, só irá efetivamente atingir numa outra vida. O filme mostram, em sua fábula muito bem estruturada, a evolução e o aprendizado através das vidas sucessivas.
Espiritualista


O SEXTO SENTIDO
Malcolm Crowe (Bruce Willis), um psicólogo infantil, vive uma fase feliz de sua vida: goza de reconhecimento profissional e tem uma esposa apaixonada (Anna - Olivia Willians). Um belo dia, sua casa é invadida por um ex-paciente Vincent Gray (Donnie Wahlberg), completamente desequilibrado, que o culpa por todas as dificuldades que o perseguiram urante a vida. Vincent fere gravemente Crowe, e mata-se ali mesmo.


Meses depois, sentindo-se responsável pela tragédia ocorrida, Crowe tenta redimir-se aceitando tratar um garoto, Cole (Haley Joel Osment), de 09 anos, que apresenta sintomas similares aos que Vincent apresentava quando criança. Ele tem extrema dificuldade em relacionar-se com as pessoas e nada fala para sua mãe (Toni Collete) sobre os fenômenos que o atormentam. Na verdade, Cole vê e ouve Espíritos sofredores que o procuram em busca de auxílio. Crowe não acredita em vida após a morte e seu jovem paciente, Cole, tem medo do contato com os Espíritos. Pouco a pouco, o psicólogo materialista vai se abrindo para uma nova realidade. Ao mesmo tempo, percebe estar cada vez mais distante da mulher que ama. O final é inusitado e surpreendente.
Espiritualista


GHOST, DO OUTRO LADO DA VIDA
Uma tentativa de roubo em uma rua escura, uma reação inesperada, um tiro ao acaso. Tudo muito rápido. Tão rápido que é difícil para Sam Wheat (Patrick Swayze), um jovem banqueiro, dar-se conta de que aquele corpo caído no chão é o seu, de que sua voz não é mais ouvida, nem sua presença percebida.
Assustado com a sua nova realidade, Sam recusa-se a se afastar de sua esposa Molly Jensen (Demi Moore), acompanhando-a dia e noite. Preocupado em protegê-la, ele se vê obrigado a buscar auxílio junto à médium Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma charlatã atrapalhada e amoral, encontrando um meio efetivo para comunicar-se. O filme é de 1990 e rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Whoopi Goldberg, pela sua excelente atuação. Recebeu ainda o Oscar de melhor roteiro, porque foi um dos primeiros filmes a abordar de forma clara as questões da Existência e Sobrevivência do Espírito, além da Comunicabilidade entre os dois Planos da vida.
Espiritualista


ILUSÕES PERIGOSAS
David Ash (Aidan Quinn) é um professor de Parapsicologia que se dedica a desmascarar charlatães que realizam sessões ditas espíritas. Devido à sua fama, ele é chamado para investigar Espíritos que assombram a mansão Edbrook, no interior da Inglaterra.


Lá, ele conhece Christina Mariell (Kate Beckinsale), jovem independente e bela, por quem se
apaixona, no primeiro encontro. À medida que ele inicia as investigações, constata estranhos fenômenos, contrários a suas convicções pessoais. Simultaneamente, o relacionamento dele com Christina e seus irmãos adquire elementos cada vez mais estranhos, levando-o a uma situação muito perigosa, diante da qual ele deverá rever todos os seus conceitos.
Espiritualista


OS OUTROS
Depois do final da Segunda Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) mora com seus filhos, Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley), em uma confortável e isolada mansão, enquanto aguarda o retorno de seu marido, desaparecido em combate. Apesar do aparente conforto material de que goza, sua rotina diária não é nada fácil. As crianças sofrem de uma rara e fatal doença, que os impede de ter contato com a luz do sol.
Grace desenvolve estratégias para garantir que a casa permaneça às escuras, buscando protegê-los. Ela é muito determinada e cuida da administração da casa e da educação dos filhos que, em virtude da doença, não podem freqüentar a escola. Além disso, há algo muito estranho no ar.
Todos os empregados abandonam misteriosamente a casa, razão pela qual Grace contrata três novos auxiliares: Mrs. Mills (Fionnula Flanagan), a governanta, Mr. Tuttle (Eric Sykes), o
jardineiro, e Lydia (Elaine Cassidy), uma jovem muda Após a chegada deles, coisas estranhas
começam a acontecer: portas e cortinas se abrem e fecham sozinhas, há vozes, sons variados e choro de criança, em cômodos aparentemente vazios.
A pequena Anne afirma que pessoas desconhecidas e estranhas estão circulando pela casa, sem terem a autorização de sua mãe.


São Os Outros, que parecem deliberadamente ignorar a posição firme de Grace de proteger
seus filhos e a casa de que são proprietários. Afinal, Os Outros, o quê ou quem realmente são?  São as Almas dos homens que viveram na Terra e estão em toda parte, nem sempre se dando conta de que não mais estão encarnados.
Espiritualista


 À ESPERA DE UM MILAGRE
Condenado à morte pelo homicídio de duas irmãs, John Coffey (Michael Clarke Duncan) é levado para a prisão de Cold Mountain, onde conhece o guarda Paul Edgecomb (Tom Hanks). Edgecomb tem por principais atribuições vigiar prisioneiros perigosos e executá-los no momento determinado. Ele é um homem bom, porém tão acostumado com sua rotina, que não mais consegue perceber a crueldade da situação em que se encontra inserido.
 
A chegada de Coffey altera a estagnação reinante no presídio, porque ele é um gigante gentil, dotado do dom de curar pessoas. É afável, educado. Coffey é inocente, embora esteja no Corredor da Morte, em Cold Mountain. Pouco a pouco, Paul passa a ver o presídio com outros olhos. As execuções deixam de ser apenas uma tarefa a ser cumprida, para tomar a real dimensão que possuem: uma assustadora vingança autorizada pelo Estado.
 
Os prisioneiros passam a ser percebidos por Paul como seres humanos, passíveis de erros e de acertos. Mereciam uma nova oportunidade e não simplesmente a cadeira-elétrica. Além disso, o modo abusivo e preconceituoso com que são tratados pelos outros guardas, torna a vida de Paul insuportável. Quanto aos dons de Coffey, são apresentados com exagero. Não são sobrenaturais: o médium de cura pode, pelo toque, ou pela simples emissão de fluidos
especiais, realizar curas. Destaque-se a atuação de Michael Clarke Duncan que consegue
transformar o gigante Coffey em uma criatura admirável e cativante.
É um filme intenso, com cenas fortes, que nos leva a refletir principalmente sobre a questão da pena de morte.
Quem somos nós, criaturas falíveis e equivocadas, para julgar e condenar alguém à morte? Até que ponto essa espécie de pena não transforma os próprios executores em criminosos?
Espiritualista

Nenhum comentário:

Postar um comentário